A importância da gestão empresarial

A importância da gestão empresarial

Uma pesquisa realizada, em 2015, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi mostrado que nos últimos dois anos o Brasil fechou mais empresas do que abriu.

É importante lembrar que 2015 foi o auge da crise econômica enfrentada pelo país. Foi marcado o menor índice do PIB (Produto Interno Bruto) em 25 anos.

Esses dados são relevantes para mostrar a importância de uma boa gestão. Ainda que a situação econômica tenha sido desfavorável, com planejamento é possível driblar impasses que possam ocorrer e evitar tal desfecho.

Não esqueça que em um mercado financeiro competitivo, as empresas que adotam um sistema de gestão empresarial garantem processos mais eficazes e conquistam melhores resultados.

Afinal, uma empresa com diretrizes bem planejadas é mais assertiva e capaz de garantir um futuro promissor.

Mais de 25% das empresas fecham nos dois primeiros anos de vida por má administração

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em pesquisa, revelou que a taxa de falência das empresas nos dois primeiros anos de vida é de cerca de 29% no país. Quando visto de forma recortada, em alguns estados, o resultado chega a ser de quase 50%.

Existem uma infinidade de fatores que influenciam no fechamento precoce das empresas, tais como: concorrência, fornecedores, público-alvo, má administração do fluxo de caixa e falta de entendimento da rotina empresarial.

Todos esses elementos estão diretamente ligados a uma gestão empresarial eficaz.

Por esse motivo é importante que esse profissional seja devidamente habilitado e com ótima qualificação. Esse tipo de visão e conhecimento técnico é apreendido com a prática, mas é extremamente dependente do aprendizado teórico.