Entenda o que é centro de custo e por que usar em sua empresa

Entenda o que é centro de custo e por que usar em sua empresa

Administrar um negócio não é tarefa fácil. Devido à pressão por resultados positivos e a falta de conhecimento, alguns empreendedores acabam tomando decisões equivocadas. Além disso, o grande número de empresas no mercado faz com que os consumidores tenham muitas opções de escolha e tornem-se cada vez mais exigentes.

Para fazer com que sua empresa tenha um ritmo de crescimento acelerado hoje, é importante se preparar em muitos aspectos, utilizando equipamentos e estratégias avançadas e que se destacam no mercado.

Entre as diversas técnicas e ferramentas que devem ser adotadas pela sua empresa, seja ela pequena ou média, está a implantação de um centro de custo. Mas você sabe o que é isso? Entende como ele pode ser útil? Quais benefícios o centro de custo pode trazer para o seu negócio em longo prazo?

No post de hoje, você vai encontrar a resposta para essas e outras perguntas que atrapalham o desenvolvimento de sua empresa. Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é centro de custo

O centro de custo é uma maneira de separar uma empresa em vários setores, cada um deles com uma parcela de responsabilidades operacionais, financeiras e econômicas. Todos os centros de custos juntos representam a empresa inteira, mas cada um possui independência quando comparado com o outro.

Um centro de custos também pode ser entendido como uma unidade dentro de uma empresa que pode representar, por exemplo, um projeto ou departamento da empresa. Os centros de custos podem ser considerados maneiras eficientes de agrupar receitas e despesas, propiciando um melhor conhecimento e análise das partes do negócio.

Ele serve para deixar os diversos setores de uma empresa com mais autonomia, fragmentando-a em diversos pequenos setores, e estes serão responsáveis tanto pela geração de receitas quando pela aplicação dos recursos em despesas. Por isso, a denominação de centro de custo.

O centro de custo na organização das empresas

Há setores que não são capazes de gerar, diretamente, receitas. Esse é o caso, por exemplo, do setor de recursos humanos. Ele ajudará apenas de maneira indireta na geração de receitas e terá uma incidência de custos já prevista pelos gestores de uma empresa.

No entanto, como todos são importantes em seu desempenho, não se pode extinguir este setor pelo fato de ele não trazer receitas diretas, pois ele é necessário. Dessa maneira, uma parcela dos recursos que será aplicada pela empresa será de responsabilidade do setor de recursos humanos.

Treinamentos, cursos, palestras, workshops e outros eventos serão incumbências para os gestores deste departamento e que estarão todos sob o grande guarda-chuva que é o centro de custo de recursos humanos.

Isso pode e deve ser utilizado por todos os setores de uma empresa, não importando o tamanho dela. Neste caso, o setor financeiro, o setor de publicidade de propaganda, a linha de produção, dentre outros, terão parcelas de custo respectivas às responsabilidades que eles possuem.

Como utilizar o centro de custo a favor da sua empresa

Primeiramente, os setores precisam ser identificados e as responsabilidades também. Por exemplo, se um mesmo espaço físico é dividido pelos setores de recursos humanos e financeiro, o aluguel também deverá ser repartido entre estes setores.

Sendo assim, o centro de custos de recursos humanos absorverá como gastos metade do valor do aluguel. A outra metade irá para o setor financeiro. Haverá casos em que estes percentuais não ficarão exatamente em 50% para cada, ou seja, divididos igualmente. Nestas situações, os gestores devem identificar os percentuais respectivos para cada setor.

Uma equipe com muito mais funcionários deverá ter uma parcela maior de recursos repassados para investimento, pois a quantidade de custos com salário será maior. Com isso, pode-se trabalhar de maneira mais consciente, com total noção de onde os recursos de uma empresa são aplicados. Seja no Alles ou no Integra, um sistema financeiro empresarial permite que o gestor tenha total controle sobre as receitas da empresa, assim podendo administrar e tomar decisões assertivas para o negócio.

Receitas

O centro de custo é importante para todos os negócios, sejam eles pequenos, médios ou grandes. Mas saber exatamente o que é centro de custo traz benefícios principalmente para as empresas menores, pois elas serão preparadas para crescerem mais organizadas e com total controle de quanto e onde são gastos os recursos em suas atividades. Com um sistema financeiro inteligente, como o Alles ou o Integra, o empreendedor tem previsões das receitas em 6 meses, quais são os recursos disponíveis, quais produtos ou serviços representam maior parcela das receitas da empresa, entre outras vantagens.

Receitas e despesas

Lembre-se também que uma equipe com muito mais funcionários deverá ter uma parcela maior de recursos repassados para investimento, pois a quantidade de custos com salário será maior.

Com isso, pode-se trabalhar de maneira mais consciente, com total noção de onde os recursos de uma empresa são aplicados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *